sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

SEXTA-FEIRA 13



A origem da sexta-feira 13

A crença de que o dia 13, quando cai numa sexta-feira, é dia de azar, é a mais popular superstição entre os cristãos. Há muitas explicações para isso. A mais forte delas, segundo o Guia dos Curiosos, seria o fato de Jesus Cristo ter sido crucificado numa sexta-feira e, na sua última ceia, haver 13 pessoas à mesa: ele e os 12 apóstolos.
Mas mais antigo que isso, porém, são as duas versões que provêm de duas lendas da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crença de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.
Segundo outra lenda, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem à palavra friadagr = sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em bruxa. Como vingança, ela passou a reunir-se todas as sextas com outras 11 bruxas e o demónio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.

http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=4739

SUPERSTIÇÕES

Pé direito – Devemos sair de casa e entrar em qualquer lugar, sempre com o pé direito, para evitar o azar.


Borboleta – Ver uma borboleta voar dá sorte para o dia.



Gato Preto – Na idade média, acreditava-se que os gatos eram bruxas transformadas em animais. Por isso a tradição diz que cruzar com gato preto é azar na certa.


Escada – Nunca se deve passar por debaixo de uma escada. É mau sinal na certa!


Estrela Cadente – Viu uma estrela cadente? Faça um pedido, porque, segundo a crença de muita gente, é garantia de que ele se vai realizar.


Orelha Quente - Se a sua orelha aquecer de repente, é porque alguém está falando mal de você. Nesses casos, vá dizendo o nome dos suspeitos até a orelha parar de arder. Para aumentar a eficiência do contra-ataque, morda o dedo mínimo da mão esquerda: a pessoa irá morder a própria língua.


Espelho partido – Partiu um espelho? A superstição prega que serão sete anos de má sorte. Ficar a admirar-se num espelho partido é ainda pior. Significa quebrar a própria alma. Ninguém se deve olhar também num espelho à luz de velas. Não permita ainda que outra pessoa se olhe no espelho ao mesmo tempo que você.


Guarda-chuva – Dentro de casa, o guarda-chuva deve ficar sempre fechadinho. Segundo uma tradição, abri-lo dentro de casa traz infortúnios e problemas aos familiares.


Aranhas – Aranhas, grilos e lagartixas representam boa sorte para o lar. Matar uma aranha pode causar infelicidade no amor.





Meias do avesso - Se você colocar a meia do avesso, não se preocupe: sinal de que uma boa notícia está para chegar.


Chifre - Ter um chifre num estabelecimento comercial, atrai clientes e dá boa sorte ao dinheiro.


Figa - Ter o símbolo de uma figa atrás da porta, dá boa sorte.


Pé de coelho - Ter um pé de coelho, atrai boa sorte.


Madeira - Bater 3 vezes na madeira, afasta maus agouros ou maus espíritos.


Roupa interior azul - No ano novo usar roupa interior azul dá boa sorte; no entanto, noiva que usa roupa interior azul, morrerá cedo.


Sapatos - Deixar sapatos virados de sola para cima dá azar.

Ferradura - Pendurar uma ferradura acima da porta dá boa sorte.


Chapéu - Colocar o chapéu sobre a cama dá azar.


Vassoura - Para dispensar uma visita chata, é só deixar uma vassoura de cabeça para baixo atrás da porta. Crianças que montarem em vassouras serão infelizes. Mais uma: varrer a casa à noite expulsa a tranquilidade.


Trevo – Encontrar um trevo de 4 folhas traz boa sorte.


Despedida - É muito mau despedir-se de um amigo numa ponte: significa que jamais se encontrarão.





http://www.universia.com.br/html/materia/materia_ehdb.html
http://www.astrologosastrologia.com.pt/supersticoes.htm


NÓS NÃO SOMOS SUPERSTICIOSOS PORQUE DIZEM QUE DÁ AZAR!

0 comentários: